quinta-feira, 19 de março de 2009

O Ateneu - resumo do livro didático

Raul Pompéia (1863-1895) deixou o romance O Ateneu, sua obra mais importante, novela Uma tragédia no Amazonas e Canções sem metro, poemas em prosa.
No romance O Ateneu, a ação transcorre no ambiente fechado e corrupto de um internato, onde convivem crianças, adolescentes, professores e empregados. A narração dos fatos é feita por Sérgio, um ex-aluno da escola, que recorda os anos que passou no Ateneu. O romance adquire, assim, caráter memorialista, o que é indicado pelo subtítulo: "Crônica de saudades".
O Ateneu é, portanto, um romance introspectivo, de caráter impressionista, no qual se faz a análise psicológica do sensível e frágil Sérgio, que, saindo do aconchego do lar, sente-se deslocado no ambiente agressivo e sensual do colégio, representação, em miniatura, da sociedade e do mundo: "Vais encontrar o mundo, disse-me meu pai, à porta do Ateneu. Coragem para a luta". Essas são as palavras iniciais do romance, que antecipam o caráter simbólico da escola.

Português: literatura, gramática, produção de texto: volume único /Leila Lauar Sarmento, Douglas Tufano. - São Paulo: Moderna, 2004. Página 103.

20 comentários:

  1. 1.Como era o ambiente no colégio O Ateneu?
    2.Qual é o foco principal da obra?
    3.O que aconteceu com Sérgio no O Ateneu?

    ResponderExcluir
  2. Resposta para Ana, Tatiane e Sandro:

    1. Era um ambiente fechado e corrupto, onde convivia crianças, adolescentes, professores e empregados.
    2. A vida de Sérgio durante seu período escolar.

    A pergunta 3 seria o resumo do livro que conta sobre o que acorreu com Sérgio durante seu período no Ateneu.

    ResponderExcluir
  3. uRelembrando: A Webgincana completará a avaliação do primeiro trimestre e seu “peso” é 10. Os alunos que não alcançarem a nota mínima exigida (6,0) poderão responder mais cinco questões sobre o mesmo assunto como forma de recuperação da aprendizagem. O projeto da atividade já está aprovado pela Supervisão da escola e arquivado naquele setor, de modo que aja um embasamento teórico-metodológico para a realização das ações previstas.

    Os grupos formados em cada turma devem ser comunicados à professora nas aulas dos dias 13 e 14 de abril (respectivamente pelas turmas 301 e 302). Podem ser os mesmos grupos do projeto “Bom de prosa” ou da atividade sobre poesia ou ainda outros grupos formados conforme as identificações pessoais. Seria interessante que fossem os grupos do projeto “Bom de prosa” porque, neste caso, vocês postariam as respostas pelos blogs já construídos, mas nada invalida a formação de outros grupos.
    A primeira questão já foi publicada e a resposta deve ser postada, neste blog, até o dia 15. Em seguida, estará disponível a questão seguinte, cuja resposta deverá ser apresentada até o dia 18 de abril, sábado! E, assim, sucessivamente...

    Atenção: algumas questões poderão exigir tarefas a serem cumpridas em aula, portanto, preste atenção a cada enunciado e o que, de fato, está “sendo pedido” pela professora.

    Uma dica importante: depois do Romantismo, do Realismo, do Naturalismo, do Parnasianismo e do Simbolismo, no início do século XX, inicia-se uma nova fase na literatura brasileira e esta fase será objeto de nossos estudos, logo...as perguntas versarão sobre o referido período.

    Não esqueça: a resposta para cada pergunta publicada terá uma data marcada para ser postada, respostas postadas posteriormente serão invalidadas.

    ResponderExcluir
  4. Há alguma revelação feita pelo autor que ainda não tinha sido exposta ao publico leitor?

    ResponderExcluir
  5. 1) Sem resposta.

    2) São narrados como pontos principais, a tensão homossexual entre alunos do internato, a falsidade de uns, a deformação de caráter de outros. Enfim é como se fosse o diário de Sérgio contando sobre os momentos vividos dentro do internato.

    3) Não trata-se de uma vingança contra vida. E sim como se fosse uma "lavagem de roupa suja" onde ele escreve uma parte da sua vida, que no caso foi a que ele vivenciou dentro do Ateneu.

    ResponderExcluir
  6. quantas páginas tem no livro? pois preciso fazer um fichamento por página.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. pOdemos dizer que o ateneu e um livro momerialista ? porque ?

    ResponderExcluir
  9. Que tipo de narrador apresenta a historia ? Justifique com passagem no textoo >> !

    Ajuda aaai por favoor :D

    ResponderExcluir
  10. narrador-personagem, que conta na primeira pessoa a história da qual também é personagem.
    "Vais encontrar o mundo, disse-me meu pai, à porta do Ateneu. Coragem para a luta. Batante experimentei depois a verdade deste aviso.."
    O narrador personagem mostra nessa passagem as palavras ditas de seu pai, logo após descreve como se tornaram realmente verdade.

    ResponderExcluir
  11. enrredo(faça uma sítese da historia)

    ResponderExcluir
  12. esse livro era uma prosa ou um poema?

    ResponderExcluir
  13. Raul Pompeia se identifica com qual personagem?

    ResponderExcluir
  14. Porque Raul Pompeia decidiu escrever o livro o Ateneu?

    ResponderExcluir
  15. qual é a sua critica sobre o romance o ateneu?

    ResponderExcluir