domingo, 12 de abril de 2009

Contexto histórico-social:

- intensificação da campanha abolicionista (1850)

- Guerra do Paraguai (1864-1870), que expandiu o pensamento republicano

- Fundação do Partido Republicano em 1870

- Decadência da Monarquia - A Lei Áurea (1888) cria uma nova realidade: o fim da mão-de-obra escrava, substituída por mão-de-obra assalariada dos imigrantes europeus.

Características:

- objetivismo

- universalismo (impessoalidade): visão universal, geral

- Materialismo

- Contemporaneidade: preocupação com o contemporâneo (o presente), deixando de lado o passado (e o nacionalismo).

- Racionalidade

- Cientificismo

- Análise psicológica e social

Temas:

- triângulos amorosos: marido traído, mulher adúltera e amante (um amigo da casa). Exemplos de Machado de Assis: Dom Casmurro (Bentinho, Capitu e Escobar), Memórias Póstumas de Brás Cubas (Lobo Neves, Virgília, Brás Cubas).

- Adultério (traição): exemplo: O Primo Basílio, de Eça de Queirós

- temas anticlericais: padres corruptos e falsas beatas. Ex: O crime do padre Amaro, de Eça de Queirós.

- temas antimonárquicos: defendiam o ideal republicano, sendo contra a monarquia. Ex: O Ateneu (Raul Pompéia), O Mulato e O Cortiço (Aluísio Azevedo)

Os autores abordam a realidade, mediante suas análises psicológicas e sociais.Realismo: voltado para a nálise psicológica, criticando a sociedade por certos atos de alguns personagens (geralmente capitalistas). Naturalismo: marcado pela análise social. Valoriza-se o coletivo.

(Jhonatan e Geisiane)

Vida do Autor:

Raul d'Ávila Pompéia nasceu em Angra dos Reis dia 12 de abril de 1863. Participou ativamente da imprensa política da época e por seu temperamento sensível e irrequieto, envolveu-se em polêmicas e situações que o deprimiram profundamente, levando ao suicídio no dia 25 de dezembro de 1895.

(Estudo da Literatura Brasileira - Douglas Tufano.)

Obras:

1880 - Uma Tragédia no Amazonas. (romance)

1883 - As Jóias da Coroa; publicado em 1962.

1888 - O Ateneu. (romance)

1900 - Canções sem Metro. (poema em prosa)

(Wikipédia - A enciclopédia livre.)

4 comentários:

  1. - A atividade de revisão dos conteúdos proposta sob a forma de blogs já está encerrada. Não precisa mais postar respostas ou fazer comentários nos demais blogs, porque a avaliação considerará apenas as postagens feitas até o dia 13 de abril.

    - Na proposta da Webgincana, em momento algum, cogitou-se a possibilidade de correções das respostas dadas, logo, não existe necessidade de enviar emails ou comentários alterando as respostas, eles não serão considerados. Observe as datas de postagem e envie seu comentário ou email naquelas datas especificadas, após ter certeza da resposta que o grupo quer apresentar..

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  2. Acredito que seja necessária uma nota sobre a webgincana (esta nota será postada em todos os blogs): eu disse, em sala de aula, que antes de me exonerar, pretendia encerrar as notas do primeiro trimestre das terceiras séries para que elas não fossem prejudicadas com o meu afastamento, afinal, a maioria fará vestibular no próximo ano e não me parecia justo que tivesse atraso em suas avaliações. Todos concordaram com a webgincana e, após a primeira resposta, eu informei que o assunto era o pré-modernismo, portanto, responder as demais perguntas tornou-se extremamente fácil, bastava abrir livros didáticos de literatura e pesquisar - uma tarefa elementar para um aluno de terceira série (eu pensei!!), que, no entanto, se revelou tão difícil que, evitando o contato direto comigo, alguns alunos preferiram envolver pais, professores, direção e exigir o cancelamento da atividade. Pois bem, cancelei! Contudo, na vida, tudo tem um bônus: não precisaram fazer a atividade, mas, tudo na vida tem seu ônus, a não realização da webgincana inviabilizou o fechamento das notas trimestrais. Lamento, este atraso no encerramento das notas não poderá ser-me atribuído, foi a escolha feita por vocês, alunos das turmas 301 e 302, do ano letivo de 2009.
    Resta um comentário para quem envolveu os pais nesta situação: no quartel, na faculdade, no casamento, como vocês pretendem se posicionar: levarão os pais? pedirão a interferência dos pais? O mundo escolar, repleto de paternalismo, de proteção, se encerra no final deste ano. De janeiro em diante, vocês estarão no mundo de fato, sugiro que reflitam sobre isso, a vitória, o sucesso é alcançado pela dedicação, pelo empenho - quem preferir alcançá-los com subterfugios, protecionismo, fique certo: não terá o mesmo gosto, não gerará a mesma satisfação. As opções na vida cabem somente a nós e devem ser respeitadas, mas, na condição de professora, preciso alertá-los, apenas isso - desejo que ninguém tome este comentário como ofensivo, estou apenas cumprindo a obrigação que jurei ao colar grau em Letras (e o faria em qualquer outra licenciatura).

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  3. Apenas para justificar a nota atribuída: a parte final da atividade foi deficiente, extremamente superficial. Deveriam ter explicado o contexto e as principais características do movimento literário. Por outro lado, gostaria de elogiar a primeira parte da atividade e a dedicação no que se refere às questões elaboradas para os demais grupos.

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